Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos










Na cidade de Aquidabã o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vículos (SCFV) é ofertado no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, localizado na Avenida Ministra Leonor Barreto Franco, nº 168, centro. O serviço beneficia aproximadamente 450 (Quatrocentos e cinquenta) Pessoas todos são beneficiários do Programa Bolsa Família, distribuídos em cinco (05) categorias, sendo um (01) de 03 aos 06, um (01) de 07 aos 11, um (01) de 12 aos 13, um (01) de 14 aos 17 e um (01) Idosos todos na cidade de Aquidabã. Com público de ambos os sexos, com idade entre 03 e 17 anos e Idosos. As atividades desenvolvidas são: Atividades Socioeducativa, Educação Física, Artes, Formação Técnica, Inclusão Digital e aula de Música.

Relógio Digital

terça-feira, 31 de maio de 2011

Participação do Presidente da CDL de Aquidabã, José Alaecio, no Projovem Adolescente da Cidade de Aquidabã

O mesmo teve participação no dia, 06 de abril de 2011, onde falou sobre Custos, Economia, Gastos, História de Vida, A importância das metas para um futuro promissor. Todos esses assuntos abordados nos coletivos, partindo da disciplina Formação Técnica. Foi de extrema importância, para que os jovens conheçam o mercado de trabalho e seus desafios. O referente a cima citado, fez questão para da oportunidade a alguns jovens a ingressar  no mercado de trabalho, através do projeto primeiro emprego. Dessa forma até os dias de hoje temos, como trabalhadores de um de seus negócios, os jovens Jailton Campos e Leonardo Siqueira, e exercendo funções para ajudar em seu crescimento profissional. Por Fim, agradeceu o convite, onde se sentiu emocionado em saber  que, existe projetos, que envolvam o jovem para o mercado de trabalho, e o ajude a crescer como profissional futuramente.

Participação do Secretário de Saúde de Aquidabã, no Projovem Adolescente da Cidade de Aquidabã

No dia 24 de março, o Secretário Municipal de Saúde, Raimundo Santana, teve a participação na roda de prosa do Projovem, onde discutiu assuntos referentes a : Clinica da Saúde da Família, Criação de uma Ouvidoria para á Secretaria de Saúde, Atribuições dos agentes de saúde,  funcionamento da UBS, Atribuições dos Agentes de Endemias, Ampliação do numero de profissionais para a área que atende os povoados, Facão, Cruz Grande  e Cajueiro, através de concurso publico. Falou também do Protagonismo juvenil, para a melhoria na vida social, civil da cidade, com base nos projetos lançados pelo governo federal. Ressaltou que, a importância da comunidade e de extrema relevância para o desenvolvimento na área, que é necessário a população está mais presente no que diz respeitos desafios e fortalezas da comunidade.  Na maioria das vezes infelizmente, pessoas passam trotes que acabam dificultando o trabalho do mesmo, nesse caso é importante a conscientização de cada um, para reverter esse quadro, que só atrapalha o processo. Por fim agradece, aos jovens presentes, pois são o futuro de amanhã, e estão conscientes que é necessário sim a participação de todos para um melhor desenvolvimento da cidade.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Caminhada " PAZ SIM, VIOLÊNCIA NÃO"

O evento aconteceu na manhã do dia  04 (quatro) de Fevereiro de 2011, às 8:00 horas, iniciando-se na Praça Getúlio Vargas, percorrendo as principais avenidas da cidade de Aquidabã. A caminhada " Paz Sim, Violência Não", foi um evento organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, juntamente com o Projeto Rondon com o intuito de mobilizar e sensibilizar a comunidade sobre a questão da violência que se manisfesta cada vez mais na sociedade. 

Contou com o envolvimento dos programas sociais do CRAS: ProJovem Adolescentes e Grupo de Idosos   " Reviver", além da presença da comunidade e de algumas escolas do município. Entre as ações desenvolvidas foram incluídas a realização de palestras; distribuição de panfletos e outros materiais informativos sobre o tema; produção de cartazes (confeccionados pelos adolescentes do projovem); produção de vídeos, entre outros. 

Desta forma, construir a paz é urgente e necessário. Cabe a nós esta missão. A paz e harmonia entre os povos dependem da forma de pensar, de agir do ser humano e a forma de combater a violência promovendo a paz. Para que isso aconteça é necessário que aprendamos a respeitar e conviver com as diferenças, exercitando a cada momento a cultura, do perdão e da paz.