Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos










Na cidade de Aquidabã o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vículos (SCFV) é ofertado no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, localizado na Avenida Ministra Leonor Barreto Franco, nº 168, centro. O serviço beneficia aproximadamente 450 (Quatrocentos e cinquenta) Pessoas todos são beneficiários do Programa Bolsa Família, distribuídos em cinco (05) categorias, sendo um (01) de 03 aos 06, um (01) de 07 aos 11, um (01) de 12 aos 13, um (01) de 14 aos 17 e um (01) Idosos todos na cidade de Aquidabã. Com público de ambos os sexos, com idade entre 03 e 17 anos e Idosos. As atividades desenvolvidas são: Atividades Socioeducativa, Educação Física, Artes, Formação Técnica, Inclusão Digital e aula de Música.

Relógio Digital

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Projovem participa da 1ª Marcha Municipal pelo Direito a Educação, Aquidabã – SE

 
Na tarde de quinta-feira 11 de agosto de 2011, dia do estudante foi realizada a 1ª Marcha Municipal pelo Direito a Educação, que contou com a participação de centenas de estudantes, professores, pais de alunos e com a presença da deputada Ana Lúcia, atual presidente da Comissão de Educação e Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa e integrante do SINTESE.

Apoio da deputada Ana Lúcia, atual presidente da Comissão de Educação e Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa e integrante do SINTESE.
Estudantes, Professores e Pais de Alunos.

A concentração ocorreu a partir das 14hs na Praça da Ypiranga na entrada da Cidade, no local da concentração ocorreram três apresentações Culturais do grupo de Maculelê que é formado por integrantes do projovem e o Stylle Girls de dança também formado por integrantes do projovem, onde nesta ocasião apresentaram seus trabalhos que foram muito bem aplaudidos pelo publico foi um destaque da Marcha e uma apresentação de capoeira que tem como professor Edson que ensaiou o grupo de Maculelê que já avia se apresentado em outros eventos assim como também o grupo de dança Stylle Girls.

Apresentação de Capoeira

Apresentação do grupo de Maculelê (Integrantes do Projovem)

Apresentação do Grupo de Maculelê (Integrantes do Projovem)

Integrantes do Projovem e o nosso querido locutor Evilázio Lima (Aquidabã FM).

Integrantes do Projovem e o professor Claudiney Silvio
Apresentação do grupo de dança Stylle Girls (Integrantes do Projovem)

Apresentação do grupo de dança Stylle Girls (Integrantes do Projovem)
 Os integrantes do projovem exerceram sua cidadania no dia 11, participando da Marcha mostrando que os jovens querem uma educação de qualidade, e com escolas bem equipadas com um melhor desenvolvimento das políticas publicas para a educação e professores bem preparados.

Aluno da rede publica (integrante do projovem)
Postado por: Jailson de Barros Lima
Facilidator de Informática do Projovem Adolescente
e
 Jonas Henrique Bispo dos Anjos
Integrante do Projovem Adolescente de Aquidabã

Participação do representante da ENDAGRO no Projovem

Foi convidado para mais uma roda de debate no dia 16 de agosto de 2011 o representante da EMDAGRO, Esdras de Oliveira Pereira, formado em engenharia agronômica, respondeu as perguntas e questionamentos feitos pelos os alunos do Projovem e explicou como funciona a EMDAGRO.


Ele falou que a EMDAGRO é um órgão que pode ajudar muito o produtor rural, pode ajudar na formação de associações de produtores, mas ele é pouco procurado e pouca gente sabe como ela funciona. A EMDAGRO é um órgão ligado ao Estado e funciona de diferentes formas, funcionando como órgão fiscalizador, por exemplo; na entrada de alimentos como carnes, plantas e frutas de outros estados, são fiscalizados para que não haja contaminação ou propagação de alguma doença ou praga, como é o caso da febre aftosa que em Sergipe e claro em Aquidabã tem rigorosas campanhas da vacinação contra essa doença. Explicou também como funciona a distribuição de mudas e sementes e os programas que são oferecidas pela EMDAGRO, como é o caso do PRONAF que é um programa que apoia a agricultura familiar através de empréstimos concedidos aos produtores rurais. Quando feito perguntas sobre a utilização dos agrotóxicos ele respondeu que a compra e a utilização de agrotóxicos é regulada e a venda desses produtos só pode ser feita através de receita que é emitida por um técnico responsável, pois na utilização desses produtos nas plantações podem prejudicar a saúde das pessoas que consumem esses produtos a longo ou curto prazo e também prejudicam o meio ambiente. 



Sobre os principais produtos de Aquidabã ele falou que o produto agrícola mais produzido é o abacaxi e sobre a pecuária que é muito grande em nosso município com os animais para o corte e leite que abastece todos os laticínios do município.
Quando questionando se Aquidabã teria condições de ofertar produtos para alimentação escolar do município ele respondeu que sim, já que 30% dos recursos destinados à alimentação escolar tem que ser gastos em produtos produzidos no próprio município, só falta a secretaria de Educação mandar um relatório com os produtos necessário para a alimentação escolar e fazer os trâmite legais necessários para fazer os pedidos aos produtos e assim movimentar a economia do nosso município.
Antes de finalizar o debate foi mostrado ao Sr. Esdra uma área pequena onde o projovem têm a intenção de fazer uma horta e ele achou uma ótima iniciativa e vai ajudar disponibilizando algumas sementes para a horta.



Ao final falou sobre a importância de manter os jovens no campo, de incentiva-los a permanecer no campo com escolas bem preparadas para que os jovens não tenha que serem desestimulados por falta de condições de vida no campo tendo que sair para cidade.
“Pois se as pessoas saem do campo e param de produzir alimentos para a cidade quem vai produzir os alimentos. O campo pode sim oferecer condições de vida igual e até melhor do que a cidade, e só ter investimento, incentivo e iniciativa”.


Postado por: Jailson de Barros Lima
Facilidator de Informática do Projovem Adolescente
e
 Jonas Henrique Bispo dos Anjos
Integrante do Projovem Adolescente de Aquidabã

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Projovem Participa da IV Conferência Municipal de Assistência Social.

“Os Avanços na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos serviços, dos programas, dos projetos e benefícios” foi o tema abordado na IV Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nos dias 03 e 04 de agosto de 2011 na cidade de Aquidabã.
O evento que aconteceu a parti das 16h30min no Centro de Pastoral da Paróquia Senhora Santana, contou com a presença de Marcos José Barreto – Prefeito Municipal, Ibéria Maria Oliveira Rocha de Sá - Secretária Municipal de Assistência Social de Aquidabã, Gilvalênio Félix de Sá – Presidente CMAS de Aquidabã, Valdiosmar Vieira Santos – Assistente Social e Secretário Municipal de Assistência Social do Município de Tobias Barreto, Inácia Brito – Assistente Social, Assessora da Secretaria de Assistência Social de Maruim e Técnica do CREAS de Itabaianinha, Antônio Braz – Assistente Social e Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pacatuba e Tereza Cristina Leite Silva – Assistente Social e Coordenadora do CRAS Inephânio Cardoso – Aquidabã. Reuniu cerca de 100 pessoas, que ouviram palestras e participaram dos debates.


“Esta conferência é um processo de mobilização e discussão de trabalhadores, gestores, usuários e representantes das entidades para que todos participem ativamente, dando suas sugestões”. O objetivo principal da IV Conferência foi: conferir, avaliar, debater e decidir estratégias.
A Conferência Municipal de Assistência Social acontece a cada dois anos e é de fundamental importância para o exercício do controle social a nível municipal, estadual e federal com a finalidade de avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento.
Com o tema “Consolidar Sistema Único de Assistência Social - SUAS e valorizar seus trabalhadores” a palestra foi proferida por Valdiosmar Vieira Santos (Secretário Municipal de Assistência Social) da cidade de Tobias Barreto.
O Projovem participou do evento no segundo dia de discussão, fazendo duas apresentações culturais, o grupo de Maculelê fez a primeira apresentação que ocorrei pele manhã. O grupo de Maculelê é formado por alunos do coletivo da manhã, fazendo a abertura do segundo dia de discussões da Conferência, após o almoço na parte da tarde que se apresentou foi o grupo de dança Stylle Girls, formado pelas meninas do coletivo da tarde o que fizeram uma bela apresentação.
Grupo de dança Maculelê (Integrantes do Projovem)
 
Grupo de dança Stylle Girls (Integrantes do Projovem)
 
Gilvalênio Félix de Sá - Presidente do CMAS de Aquidabã


Ibéria Maria Oliveira Rocha de Sá - Secretária Municipal de Assistência Social de Aquidabã


A conferência foi um sucesso e teve uma ótima repercussão no município, pois várias pessoas participaram assim como os jovens do Projovem Adolescente de Aquidabã também participaram dando suas opiniões, fazendo seus questionamentos nas palestras e que todos durante essa conferência de alguma forma contribuíram para a melhoria da assistência social no nosso município.

Postado por: Jailson de Barros Lima
Facilidator de Informática do Projovem Adolescente
e
 Jonas Henrique Bispo dos Anjos
Integrante do Projovem Adolescente de Aquidabã

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

I Fórum Social Estadual da Juventude

 

O I Forum Social Estadual da Juventude, realizado entre os dias 8 e 10 de abril no ginásio Constâncio Vieira, marcou a juventude dos movimentos sociais em Sergipe com um show de cultura, esporte, informação e entretenimento.
 
  
Em meio às oficinas do Mídia Jovem, adolescentes discutiram, aprenderam, se interessaram. Nesse final de semana, em particular, risos, namoricos, discussão e aprendizado ocuparam o mesmo espaço.
No ar, um clima jovial tornou singular o primeiro dia do Forum que, logo após ganhou um peso especial com as presenças do Deputado Federal Rogério Carvalho (PT), Usiel Rios  ainda(Presidente Municipal do PT), Luci(Secretária  Adjunta da Secretaria de Inclusão Social), Aby (Uses), Ianaiá (Secretária Municipal da Juventude do PT),Maria Teles (Secretaria de Mulheres), Deputado Federal Márcio Macedo (PT), Jeferson (Secretario Estadual da Juventude), Vereadora Rosangela Santana (PT), Esmeraldo (representando o Deputado João Daniel), Prof. Adalberto (Secretário de Educação) e Oswaldo Vilela (Secretário de Cultura do PT).
No segundo dia, de salto alto e conteúdo na cuca a vereadora Rosangela Santana (PT), a Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino e a Presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, discutiram educação, cultura e comunicação, respectivamente, e responderam perguntas a respeito de meias passagens, ônibus lotados e universidades.


Fecharam a manhã com graça para que fossem recebidos, a tarde, o Deputado Estadual João Daniel (PT), Dudu (Presidente da Cut) e Chico Buchinho, além das palestras, quase um bate papo casual sobre saúde e esporte ,do Deputado Federal Rogério Carvalho (PT) e Júnior Nunes, Secretário Adjunto de Maurício Pimentel.
O Teatro da Cia de Palhaços O Mínimo, levou ao Constâncio o clima doce do circo. Interpretando o amor, a dupla Robert Clark e Iris Fiorelli encantaram o público  e ofereceram alegria e riso sem cobrar entrada.

No último dia o esporte e a música se uniram para encerrar o evento sem deixar cair a energia. A galera do skate e a bateria do Grupo Muzenza de Capoeira, calorosamente fecharam o Forum, que no início da noite, reuniu, cansada e satisfeita a equipe que se esforçou para não deixar faltar nada.

 
O Forum, em sua primeira edição não deixou dúvidas que o pragmatismo juvenil não fracassou nem ficou na história dos mais velhos. Estes últimos compareceram para dar peso e exemplo à juventude. Esta última que se uniu e fez acontecer, com simpatia, a primeira edição do evento que, nem que seja nas entrelinhas, será parte da história dos movimentos sociais sergipanos.

Saúde e Esporte no FSEJ

 
Com o tema ‘Saúde e Esporte’ o Deputado Rogério Carvalho (PT) e Júnior Nunes, Secretário Adjunto de Maurício Pimentel ocuparam a mesa do I Forum Social Estadual da Juventude para falar de forma bem dinâmica a respeito das andanças da saúde e do esporte no estado de Sergipe.

Júnior iniciou a discussão pulando, literalmente, do palco, falando, em linguagem jovial, das dificuldades que o esporte tem enfrentado em se tratando de investimento. Hoje, segundo ele, uma verba oriunda do Pre-Sal tem dado ao esporte o prazer de ser financiado.Júnior referiu-se também ao exemplo pessoal de superação que jugou importante passar aos demais, o fato de ter sido obeso e ter perdido, graças ao esporte, quilos e quilos de gordura e falta de saúdeSeguindo o pronunciamento de Júnior Nunes, o deputado Federal Rogério Carvalho falou sobre as dificuldades que a saúde pública tem enfrentado e a necessidade de organizar o SUS em cima do Pincípio da Seguridade.
 

Rogério interagiu da mesma forma que Júnior, falou a linguagem dos jovens e deixou-os bem a vontade. Tudo isso julga-se ter sido resultado da atividade que o MOPS (Movimento de Popular de Saúde) fez, poucos minutos antes da palestra, com a intenção de ‘distencionar’ a juventude.

Bancada feminina discute educação, cultura e comunicação

A vereadora Rosangela Santana (PT) compareceu, no segundo dia do I Forum Social Estadual da Juventude, para falar sobre educação. Um tema que há muito é conhecido pela parlamentar tem tomado um rumo nunca  antes imaginado.

Ela começou falando justamente sobre isto, os avanços e perspectivas da educação no Brasil. Se há um século atrás o foco era a saúde, de uns tempos pra cá a educação passou a fazer parte dos primeiros planos das autoridades e da sociedade.


Rosangela falou também sobre a universalização do ensino superor. Em Sergipe, por exemplo, a abertura de novos campus, mais cursos e mais vagas, além da implantação do sistema de cotas têm levado muitos jovens pobres e negros às universidades.

Porém, ainda existe um problema que, para ela, tem urgência em ser resolvido, a quantidade de jovens, em sua maioria, mulheres, que estão vivendo ociosamente, sem trabalho e sem estudo.

Rosangela finalizou questionando a falta de estrutura que ainda existe em algumas escolas. ‘É preciso melhorar os locais de educação’, afirmou.



Também participando da mesa, a Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino falou da necessidade de aceso à cultura, esta que é direito constitucional do cidadão e tem gerado emprego e renda no estado.

Os grupos presentes no I Festival de Teatro também foram lembrados por ela como uma demonstração de como a cultura tem se tornado acessível em Sergipe.

O assunto diversidade cultural no Estado e o papel da Secult nesta evolução encheu de orgulho a secretária. ‘A nossa missão é valorizar o que se faz em Sergipe e elevar a auto-estima, orgulhando os cidadãos de serem sergipanos’, ressaltou.Em seguida, a Presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral falou sobre a valorização daquele espaço de discussão que dinamizou todos os jovens com questionamentos a respeito do acesso a comunicação. ‘Os meios de comunicação também são meios de ganhar dinheiro e existe pessoas por trás disso. É necessário que a voz do povo chegue até lá’, comentou.Indira frizou, ainda, a particpação efetiva da Aperipê FM na valorização do estado e democratização Muito aplaudidas, as palestrantes responderam às perguntas dos presentes com o mesmo charme e inteligência com que agradaram o evento.

A Juventude e os Movimentos Sociais

Compuseram a mesa na palestra cujo tema foi ‘A Juventude e os Movimentos Sociais’, o Deputado Estadual João Daniel (PT), Chico Buchinho e Dudu(Presidente da CUT).

Os temas discutidos foram a importância dos jovens nos movimentos, a luta da Cut nas instituições, o surgimento de centrais que não trabalham na luta dos trabalhadores, a redução da jornada de trabalho, a comissão da verdade, entre outros temas de interesse dos que estavam presentes.Compareceram ao Fórum, a Secretária Municipal da Juventude do PT Ianaiá, a primeira dama de Sergipe e Secretária de Estado da Inclusão Social Eliane Aquino e o Deputado Federal Rogério Carvalho (PT), além de jovens de vários municípios sergipanos.

 

Teatro no FSEJ


No segundo dia do Forum Social Estadual da Juventude uma atração em particular chamou a atenção de todos os presentes, o espetáculo Sim Salabim da Cia de Palhaços ‘O Mínimo’.



Formada por apenas dois integrantes, o uruguaio Robert Clark e a brasileira Iris Fiorelli, a Cia reune o que há de mais tradicioal e mais contemporâneo na cultura circense. Embora não se chamem nem Picolé nem Pirulito, os dois palhaços, por tráz do nariz vermelho, transformaram o ginásio Constâncio Vieira num verdadeiro picadeiro.
 Utilizando o mínimo de palavras, a dupla interpretou o amor e todas as suas multifacetas. A alegria, o ciúmes, a confiança, a traição, tudo numa mistura de melancolia e riso. A platéia resgatou um antigo prazer de estar no circo num clima mais contemporâneo impossível.

O FSEJ teve o prazer de receber...

 
O forum teve o prazer de receber no meio da noite do primeiro dia as presenças do Deputado Federal Rogério Carvalho (PT), Usiel Rios (Presidente Municipal do PT), Luci (Secretária  Adjunta da Secretaria de Inclusão Social), Aby (Uses),Ianaiá (Secretária Municipal da Juventude do PT), Maria Teles (Secretaria de Mulheres), Deputado Federal Márcio Macedo (PT), Jeferson (Secretaria Municipal da Juventude do PT), Vereadora Rosangela Santana (PT),Esmeraldo (representando o Deputado João Daniel), Prof. Adalberto(Secretário de Educação) e Oswaldo Vilela (Secretário de Cultura do PT).

Os convidados parabenizaram a iniciativa de se fazer o Forum, todos apoiando o protagonismo juvenil e exaltando a importância de se fazer um evento como este. O fato é que eles estão igualmente de parabéns por reconhecer e apoiar a continuidade da luta da juventude por seus direitos.

Rádios Comunitárias no FSEJ


Aconteceu no Forum uma palestra sobre Rádios Comunitárias ministrada pelo diretor da Juventude FM de Lagarto e presidente da FESERCOM, Aloísio Santos.

O palestrante apresentou o conceito de rádio comunitária, explicando aos que assistiam que o canal deve ser utilizado para fins não comerciais e não políticos. Ele  apresenta programas de notícias, músicas, apenas o que seja de interesse da comunidade.

Em Sergipe, segundo o palestrante, existem apenas 18 rádios comunitárias funcionando, 12 aguardando aviso e 38 projetos para serem analisados. ‘Devemos trabalhar para abrir mais canais’, afirmou Aloísio.

Porém, para se ter uma rádio comunitária, é necessário muito mais que vontade de comunicar e semear entretenimento dentro da comunidade, é preciso passar por uma longa aprovação que vai desde o Senado à Presidência da República, além de ter a disposição muito dinheiro. Isso implica em busca de apoio que, na maioria das vezes, vem do governo e prefeituras.


Ora, é possível conciliar todas essas dificuldades com aqueles fins não comerciais e não políticos?


Mídia Jovem no FSEJ


Neste momento do primeiro dia do Forum Estadual Social da Juventude cerca de uma centena de adolescentes do Mídia Jovem estão reunidos, no centro da quadra do ginásio Constâncio Vieira, discutindo o que afinal a realidade do jovem midiático tem a ver com o cotidiano do jovem sergipano da periferia.
‘Eu vejo na Tv o que eles falam sobre o jovem não é sério’, foi com este trecho da música da banda Charlie Brown Jr que o tema criou raízes na roda. Novelas, novelinhas e programas de auditório mostram jovens que não são como os nossos.


Os meninos, em princípio tímidos, parafrasearam meia dúzia de palavras que quizeram dizer um simples: ‘Eles não tem nada a ver com agente’