O I Forum Social Estadual da Juventude, realizado entre os dias 8 e 10 de abril no ginásio Constâncio Vieira, marcou a juventude dos movimentos sociais em Sergipe com um show de cultura, esporte, informação e entretenimento.
Em meio às oficinas do Mídia Jovem, adolescentes discutiram, aprenderam, se interessaram. Nesse final de semana, em particular, risos, namoricos, discussão e aprendizado ocuparam o mesmo espaço.
No ar, um clima jovial tornou singular o primeiro dia do Forum que, logo após ganhou um peso especial com as presenças do Deputado Federal Rogério Carvalho (PT), Usiel Rios ainda(Presidente Municipal do PT), Luci(Secretária Adjunta da Secretaria de Inclusão Social), Aby (Uses), Ianaiá (Secretária Municipal da Juventude do PT),Maria Teles (Secretaria de Mulheres), Deputado Federal Márcio Macedo (PT), Jeferson (Secretario Estadual da Juventude), Vereadora Rosangela Santana (PT), Esmeraldo (representando o Deputado João Daniel), Prof. Adalberto (Secretário de Educação) e Oswaldo Vilela (Secretário de Cultura do PT).
No segundo dia, de salto alto e conteúdo na cuca a vereadora Rosangela Santana (PT), a Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino e a Presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, discutiram educação, cultura e comunicação, respectivamente, e responderam perguntas a respeito de meias passagens, ônibus lotados e universidades.Fecharam a manhã com graça para que fossem recebidos, a tarde, o Deputado Estadual João Daniel (PT), Dudu (Presidente da Cut) e Chico Buchinho, além das palestras, quase um bate papo casual sobre saúde e esporte ,do Deputado Federal Rogério Carvalho (PT) e Júnior Nunes, Secretário Adjunto de Maurício Pimentel.
O Teatro da Cia de Palhaços O Mínimo, levou ao Constâncio o clima doce do circo. Interpretando o amor, a dupla Robert Clark e Iris Fiorelli encantaram o público e ofereceram alegria e riso sem cobrar entrada.
No último dia o esporte e a música se uniram para encerrar o evento sem deixar cair a energia. A galera do skate e a bateria do Grupo Muzenza de Capoeira, calorosamente fecharam o Forum, que no início da noite, reuniu, cansada e satisfeita a equipe que se esforçou para não deixar faltar nada.
O Forum, em sua primeira edição não deixou dúvidas que o pragmatismo juvenil não fracassou nem ficou na história dos mais velhos. Estes últimos compareceram para dar peso e exemplo à juventude. Esta última que se uniu e fez acontecer, com simpatia, a primeira edição do evento que, nem que seja nas entrelinhas, será parte da história dos movimentos sociais sergipanos.
Saúde e Esporte no FSEJ
Com o tema ‘Saúde e Esporte’ o Deputado Rogério Carvalho (PT) e Júnior Nunes, Secretário Adjunto de Maurício Pimentel ocuparam a mesa do I Forum Social Estadual da Juventude para falar de forma bem dinâmica a respeito das andanças da saúde e do esporte no estado de Sergipe.
Júnior iniciou a discussão pulando, literalmente, do palco, falando, em linguagem jovial, das dificuldades que o esporte tem enfrentado em se tratando de investimento. Hoje, segundo ele, uma verba oriunda do Pre-Sal tem dado ao esporte o prazer de ser financiado.Júnior referiu-se também ao exemplo pessoal de superação que jugou importante passar aos demais, o fato de ter sido obeso e ter perdido, graças ao esporte, quilos e quilos de gordura e falta de saúdeSeguindo o pronunciamento de Júnior Nunes, o deputado Federal Rogério Carvalho falou sobre as dificuldades que a saúde pública tem enfrentado e a necessidade de organizar o SUS em cima do Pincípio da Seguridade.
Bancada feminina discute educação, cultura e comunicação
A vereadora Rosangela Santana (PT) compareceu, no segundo dia do I Forum Social Estadual da Juventude, para falar sobre educação. Um tema que há muito é conhecido pela parlamentar tem tomado um rumo nunca antes imaginado.
Ela começou falando justamente sobre isto, os avanços e perspectivas da educação no Brasil. Se há um século atrás o foco era a saúde, de uns tempos pra cá a educação passou a fazer parte dos primeiros planos das autoridades e da sociedade.
Rosangela falou também sobre a universalização do ensino superor. Em Sergipe, por exemplo, a abertura de novos campus, mais cursos e mais vagas, além da implantação do sistema de cotas têm levado muitos jovens pobres e negros às universidades.
Porém, ainda existe um problema que, para ela, tem urgência em ser resolvido, a quantidade de jovens, em sua maioria, mulheres, que estão vivendo ociosamente, sem trabalho e sem estudo.
Rosangela finalizou questionando a falta de estrutura que ainda existe em algumas escolas. ‘É preciso melhorar os locais de educação’, afirmou.
Também participando da mesa, a Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino falou da necessidade de aceso à cultura, esta que é direito constitucional do cidadão e tem gerado emprego e renda no estado.
Os grupos presentes no I Festival de Teatro também foram lembrados por ela como uma demonstração de como a cultura tem se tornado acessível em Sergipe.
A Juventude e os Movimentos Sociais
Compuseram a mesa na palestra cujo tema foi ‘A Juventude e os Movimentos Sociais’, o Deputado Estadual João Daniel (PT), Chico Buchinho e Dudu(Presidente da CUT).
Os temas discutidos foram a importância dos jovens nos movimentos, a luta da Cut nas instituições, o surgimento de centrais que não trabalham na luta dos trabalhadores, a redução da jornada de trabalho, a comissão da verdade, entre outros temas de interesse dos que estavam presentes.Compareceram ao Fórum, a Secretária Municipal da Juventude do PT Ianaiá, a primeira dama de Sergipe e Secretária de Estado da Inclusão Social Eliane Aquino e o Deputado Federal Rogério Carvalho (PT), além de jovens de vários municípios sergipanos.
Teatro no FSEJ
No segundo dia do Forum Social Estadual da Juventude uma atração em particular chamou a atenção de todos os presentes, o espetáculo Sim Salabim da Cia de Palhaços ‘O Mínimo’.
Formada por apenas dois integrantes, o uruguaio Robert Clark e a brasileira Iris Fiorelli, a Cia reune o que há de mais tradicioal e mais contemporâneo na cultura circense. Embora não se chamem nem Picolé nem Pirulito, os dois palhaços, por tráz do nariz vermelho, transformaram o ginásio Constâncio Vieira num verdadeiro picadeiro.
Utilizando o mínimo de palavras, a dupla interpretou o amor e todas as suas multifacetas. A alegria, o ciúmes, a confiança, a traição, tudo numa mistura de melancolia e riso. A platéia resgatou um antigo prazer de estar no circo num clima mais contemporâneo impossível.
O FSEJ teve o prazer de receber...
O forum teve o prazer de receber no meio da noite do primeiro dia as presenças do Deputado Federal Rogério Carvalho (PT), Usiel Rios (Presidente Municipal do PT), Luci (Secretária Adjunta da Secretaria de Inclusão Social), Aby (Uses),Ianaiá (Secretária Municipal da Juventude do PT), Maria Teles (Secretaria de Mulheres), Deputado Federal Márcio Macedo (PT), Jeferson (Secretaria Municipal da Juventude do PT), Vereadora Rosangela Santana (PT),Esmeraldo (representando o Deputado João Daniel), Prof. Adalberto(Secretário de Educação) e Oswaldo Vilela (Secretário de Cultura do PT).
Rádios Comunitárias no FSEJ
Aconteceu no Forum uma palestra sobre Rádios Comunitárias ministrada pelo diretor da Juventude FM de Lagarto e presidente da FESERCOM, Aloísio Santos.
O palestrante apresentou o conceito de rádio comunitária, explicando aos que assistiam que o canal deve ser utilizado para fins não comerciais e não políticos. Ele apresenta programas de notícias, músicas, apenas o que seja de interesse da comunidade.
Em Sergipe, segundo o palestrante, existem apenas 18 rádios comunitárias funcionando, 12 aguardando aviso e 38 projetos para serem analisados. ‘Devemos trabalhar para abrir mais canais’, afirmou Aloísio.
Porém, para se ter uma rádio comunitária, é necessário muito mais que vontade de comunicar e semear entretenimento dentro da comunidade, é preciso passar por uma longa aprovação que vai desde o Senado à Presidência da República, além de ter a disposição muito dinheiro. Isso implica em busca de apoio que, na maioria das vezes, vem do governo e prefeituras.
Mídia Jovem no FSEJ
Neste momento do primeiro dia do Forum Estadual Social da Juventude cerca de uma centena de adolescentes do Mídia Jovem estão reunidos, no centro da quadra do ginásio Constâncio Vieira, discutindo o que afinal a realidade do jovem midiático tem a ver com o cotidiano do jovem sergipano da periferia.
‘Eu vejo na Tv o que eles falam sobre o jovem não é sério’, foi com este trecho da música da banda Charlie Brown Jr que o tema criou raízes na roda. Novelas, novelinhas e programas de auditório mostram jovens que não são como os nossos.
Os meninos, em princípio tímidos, parafrasearam meia dúzia de palavras que quizeram dizer um simples: ‘Eles não tem nada a ver com agente’
adorei participar do forún , tive muitos aprendizados que foi compartilhados por muitos jovens que lá estavam ,discutindo sobre o que o jovem representa na sociedade....
ResponderExcluir