Foi convidado para mais uma roda de debate no dia 16 de agosto de 2011 o representante da EMDAGRO, Esdras de Oliveira Pereira, formado em engenharia agronômica, respondeu as perguntas e questionamentos feitos pelos os alunos do Projovem e explicou como funciona a EMDAGRO.
Ele falou que a EMDAGRO é um órgão que pode ajudar muito o produtor rural, pode ajudar na formação de associações de produtores, mas ele é pouco procurado e pouca gente sabe como ela funciona. A EMDAGRO é um órgão ligado ao Estado e funciona de diferentes formas, funcionando como órgão fiscalizador, por exemplo; na entrada de alimentos como carnes, plantas e frutas de outros estados, são fiscalizados para que não haja contaminação ou propagação de alguma doença ou praga, como é o caso da febre aftosa que em Sergipe e claro em Aquidabã tem rigorosas campanhas da vacinação contra essa doença. Explicou também como funciona a distribuição de mudas e sementes e os programas que são oferecidas pela EMDAGRO, como é o caso do PRONAF que é um programa que apoia a agricultura familiar através de empréstimos concedidos aos produtores rurais. Quando feito perguntas sobre a utilização dos agrotóxicos ele respondeu que a compra e a utilização de agrotóxicos é regulada e a venda desses produtos só pode ser feita através de receita que é emitida por um técnico responsável, pois na utilização desses produtos nas plantações podem prejudicar a saúde das pessoas que consumem esses produtos a longo ou curto prazo e também prejudicam o meio ambiente.
Sobre os principais produtos de Aquidabã ele falou que o produto agrícola mais produzido é o abacaxi e sobre a pecuária que é muito grande em nosso município com os animais para o corte e leite que abastece todos os laticínios do município.
Quando questionando se Aquidabã teria condições de ofertar produtos para alimentação escolar do município ele respondeu que sim, já que 30% dos recursos destinados à alimentação escolar tem que ser gastos em produtos produzidos no próprio município, só falta a secretaria de Educação mandar um relatório com os produtos necessário para a alimentação escolar e fazer os trâmite legais necessários para fazer os pedidos aos produtos e assim movimentar a economia do nosso município.
Antes de finalizar o debate foi mostrado ao Sr. Esdra uma área pequena onde o projovem têm a intenção de fazer uma horta e ele achou uma ótima iniciativa e vai ajudar disponibilizando algumas sementes para a horta.
Ao final falou sobre a importância de manter os jovens no campo, de incentiva-los a permanecer no campo com escolas bem preparadas para que os jovens não tenha que serem desestimulados por falta de condições de vida no campo tendo que sair para cidade.
“Pois se as pessoas saem do campo e param de produzir alimentos para a cidade quem vai produzir os alimentos. O campo pode sim oferecer condições de vida igual e até melhor do que a cidade, e só ter investimento, incentivo e iniciativa”.
Postado por: Jailson de Barros Lima
Facilidator de Informática do Projovem Adolescente
e
Jonas Henrique Bispo dos Anjos
Integrante do Projovem Adolescente de Aquidabã
nós não participamos desse debate mais achamos muito importante por que nós podemos perceber como é a entrada de alimentos e também como eles são fiscalisados. esse comentário foi de Gilberto e Victor
ResponderExcluir